saliba_dialogo.jpg

O Diálogo dos Clássicos: divisão do trabalho e modernidade na Sociologia

de Flávio Saliba Cunha e Roberto Dutra Torres Junior

2ª edição, Belo Horizonte: Initia Via, 2012, 86p. [Kindle Edition]



Descrição: Flávio Saliba Cunha e Roberto Dutra Torres empreendem, neste excelente ensaio, “O Diálogo dos Clássicos: Divisão do Trabalho e Modernidade na Sociologia”, uma reflexão crítica sobre o que pareceria o fio condutor das obras aparentemente contrastantes de autores como Marx, Durkheim, Weber e Simmel, ao mesmo tempo em que tecem considerações sobre a adequação do pensamento clássico no que concerne a uma interpretação do sistema capitalista contemporâneo, fundado em relações de mercado hegemônicas. Os autores identificam tal comunalidade no processo de divisão social do trabalho, ainda que com diferentes apreciações pelos clássicos, como uma tendência inexorável da modernidade e como inerente à lógica de expansão do sistema capitalista. 

Sobre os autores: Flávio Saliba Cunha é Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dou-tor em Sociologia pela EHESS, Universidade de Paris. Estudos pós-doutorais: Universidade da Cali-fórnia, Berkeley. Professor da UFMG e da Uni-versidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) 

Roberto Dutra Torres Júnior é Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) . Mestre em Políticas Sociais pelo Centro de Ciências do Homem. Doutorando em Sociologia na Humboldt Universität zu Berlin.