• Facebook
  • Twitter
  • White Instagram Icon

CNPJ 13.676.025/0001-51

Initia Via Editora Ltda. ©2011-2020 

Afrontando a lógica da colonialidade

Afrontando a lógica da colonialidade

Por uma epistemologia desobediente

Andityas Soares de Moura Costa Matos & Thaísa Maria Rocha Lemos (org.)

1ª edição, Belo Horizonte: Initia Via, 2019.

ISBN edição digital: 978-85-9547-044-6.

Apoio:

Descrição

O presente volume compõe a série de livros Desobediências e democracias radicais: a potência comum dos direitos que vêm, contendo textos de pesquisadoras e pesquisadores que participaram do II Seminário Internacional do grupo de pesquisa "O estado de exceção no Brasil contemporâneo", evento ocorrido entre 4 e 6 de dezembro de 2017 na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais. Os artigos ora publicados foram apresentados e discutidos no Grupo de Trabalho Decolonialismos e novas epistemologias e congregam as ideias de sujeitxs que insistem em colocar sob suspeição as promessas da modernização, bem como a suposta capacidade salvacionista das conquistas teóricas ou materiais da Europa, tendo em vista que essa retórica a permitiu instaurar em seus domínios coloniais um paradigma de violência que perdura há séculos, tendo sido difundido em nível mundial graças a sua capacidade transmorfa de se apresentar enquanto "triunfo celebratório civilizacional".

Andityas Soares de Moura Costa Matos
Thaisa Maria Rocha Lemos

Sobre os(as) autores(as)

Andityas Soares de Moura Costa Matos é Graduado em Direito, Mestre em Filosofia do Direito, Doutor em Direito e Justiça, todos pela Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Pós-Doutor em Filosofia do Direito pela Universitat de Barcelona (Catalunya), com bolsa da CAPES. Doutor em Filosofia pela Univeridade de Coimbra. Professor Associado de Filosofia do Direito e disciplinas afins na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Professor Visitante na Facultat de Dret de la Universitat de Barcelona entre 2015 e 2016. Professor Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT/UFMG entre 2017 e 2018.
E-mails: vergiliopublius@hotmail.com e andityas@ufmg.br

Thaísa Maria Rocha Lemos é Graduada em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde hoje é Doutoranda. Foi bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e integrante do Grupo de Pesquisa O estado de exceção no Brasil contemporâneo. Pesquisas temáticas concernentes a colonialidade, racialização de corpos negros, geopolítica do conhecimento, estado de exceção e campos biopolíticos, assim como decolonialismo e América Latina.
E-mail: thaisaa-lemos@hotmail.com

LIVROS RELACIONADOS