• Facebook
  • Twitter
  • White Instagram Icon

CNPJ 13.676.025/0001-51

Initia Via Editora Ltda. ©2011-2020 

Bipolítica e o comum

Bipolítica e o comum

Estudos práticos e teóricos de política contemporânea

Andityas Soares de Moura Costa Matos & Lorena Martoni de Freitas (org.)

1ª edição, Belo Horizonte: Initia Via, 2019.

ISBN edição digital: 978-85-9547-042-2.

Apoio:

Descrição

O presente volume compõe a série de livros Desobediências e democracias radicais: a potência comum dos direitos que vêm, contendo textos de pesquisadoras e pesquisadores que participaram do I e II Seminário Internacional do grupo de pesquisa "O estado de exceção no Brasil contemporâneo", evento ocorrido entre 4 e 6 de dezembro de 2017 na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais. Os artigos ora publicados foram apresentados e discutidos no Grupo de Trabalho Biopolítica e o comum, e trataram sobre o tema da biopolítica desde perspectivas teóricas até empíricas, em seus múltiplos usos, bem como a questão do comum e os projetos políticos que o abarcam, dispondo-se a refletir sobre as possibilidades de ruptura dos seus ciclos de expropriação pelas forças privadas. Não obstante, essas diferentes abordagens convergem para uma clara preocupação em denunciar os processos contemporâneos de governo das vidas, apostando na potencialidade de um modo de ser outro. Assim, ainda que aportem distintos vieses, conjuntamente esses textos constituem uma versátil caixa de ferramentas com a qual se torna possível operar linhas críticas e limítrofes das normatividades que intentam conformar as múltiplas possibilidade da existência coletiva.

Andityas Soares de Moura Costa Matos
Lorena Martoni de Freitas

Sobre os(as) autores(as)

Andityas Soares de Moura Costa Matos é Graduado em Direito, Mestre em Filosofia do Direito, Doutor em Direito e Justiça, todos pela Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Pós-Doutor em Filosofia do Direito pela Universitat de Barcelona (Catalunya), com bolsa da CAPES. Doutor em Filosofia pela Univeridade de Coimbra. Professor Associado de Filosofia do Direito e disciplinas afins na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Professor Visitante na Facultat de Dret de la Universitat de Barcelona entre 2015 e 2016. Professor Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT/UFMG entre 2017 e 2018.
E-mails: vergiliopublius@hotmail.com e andityas@ufmg.br

Lorena Martoni de Freitas é bacharela em Direito pela Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais, além de Mestra e Doutoranda em Direito e Justiça pelo Programa de Pós-Graduação em Direito também da UFMG. Atualmente é professora substituta no curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia Política, Teoria do Direito e do Estado, tendo por principal objeto de investigação as relações de poder e constituição de subjetividades na política contemporânea. Nesse viés, dedica-se intensamente ao estudo da obra de Michel Foucault e autores a ele relacionados.
E-mail: lorenamartonifreitas@gmail.com

LIVROS RELACIONADOS