Ensaios de desobediência epistemocrítica

Ensaios de desobediência epistemocrítica

Dimensões antagonistas na era das sujeições bio-político-cibernéticas

Andityas Soares de Moura Costa Matos (org.)

1ª edição, Belo Horizonte: Initia Via, 2019.

ISBN edição digital: 978-85-9547-040-8.

Apoio:

Descrição

O presente volume compõe a série de livros Desobediências e democracias radicais: a potência comum dos direitos que vêm, contendo textos de pesquisadoras e pesquisadores que participaram do II Seminário Internacional do grupo de pesquisa "O estado de exceção no Brasil contemporâneo" (2017). Mais do que racionalizar ou domesticar tal dimensão, os ensaios aqui reunidos denunciam os diversos dispositivos que tramam a contínua reconversão da apatia e do medo - fundamentos de nossas sociedades tardocapitalistas - em pura e servil obediência, controle e autocontrole neoliberal, necessários ao solitário e neurótico empreendedor de si mesmo, que em seu corpo acumula mecanismos de sujeição que vão do velho pastorado ao novíssimo governo cibernético, da clássica biopolítica ao intolerável necropoder. Ao mesmo tempo, estes textos apontam para linhas de fuga que, sendo primordialmente epistêmicas - ou seja, biopotentes, linguísticas, afetivas, estéticas, em suma: potências do pensamento - provocam fricções na máquina do capital das quais podem brotar inéditas práticas libertárias e an-árquicas, antagonizando assim, como ensina Giorgio Agamben, o horrendo dito kantiano - "se deve poder querer" - em nome da possibilidade de viver aquele outro de Spinoza, mais democrático e ontológico: "contempla o que podes e o que não podes fazer".

Andityas Soares de Moura Costa Matos

Sobre os(as) autores(as)

Andityas Soares de Moura Costa Matos é Graduado em Direito, Mestre em Filosofia do Direito, Doutor em Direito e Justiça, todos pela Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Pós-Doutor em Filosofia do Direito pela Universitat de Barcelona (Catalunya), com bolsa da CAPES. Doutor em Filosofia pela Univeridade de Coimbra. Professor Associado de Filosofia do Direito e disciplinas afins na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Professor Visitante na Facultat de Dret de la Universitat de Barcelona entre 2015 e 2016. Professor Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT/UFMG entre 2017 e 2018.

Autor de ensaios jusfilosóficos, tais como Filosofia do direito e justiça na obra de Hans Kelsen (Belo Horizonte, Del Rey, 2006), O estoicismo imperial como momento da ideia de justiça: universalismo, liberdade e igualdade no discurso da Stoá em Roma (Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2009), Kelsen contra o Estado (In: Contra o absoluto: perspectivas críticas, políticas e filosóficas da obra de Hans Kelsen, Curitiba, Juruá, 2012), Contra naturam: Hans Kelsen e a tradição crítica do positivismo jurídico (Curitiba, Juruá, 2013), Power, law and violence: critical essays on Hans Kelsen and Carl Schmitt (Lambert, Saarbrücken Alemanha, 2013), O grande sistema do mundo: do pensamento grego originário à mecânica quântica (Belo Horizonte, Fino Traço, 2014) e Filosofia radical e utopias da inapropriabilidade: uma aposta an-árquica na multidão (Belo Horizonte, Fino Traço, 2015).
E-mails: vergiliopublius@hotmail.com e andityas@ufmg.br
Mais artigos em: https://ufmg.academia.edu/AndityasSoares

LIVROS RELACIONADOS

  • Facebook
  • Twitter
  • White Instagram Icon

CNPJ 13.676.025/0001-51

Initia Via Editora Ltda. ©2011-2020