Insurgências

Insurgências

Dominação e resistência nas redes e nas ruas

Andityas Soares de Moura Costa Matos & Bruno Morais Avelar Lima (org.)

1ª edição, Belo Horizonte: Initia Via, 2019.

ISBN edição digital: 978-85-9547-052-1.

Apoio:

Descrição

O presente volume compõe a série de livros Desobediências e democracias radicais: a potência comum dos direitos que vêm, contendo textos de pesquisadoras e pesquisadores que participaram do I e II Seminário Internacional do grupo de pesquisa "O estado de exceção no Brasil contemporâneo", evento ocorrido entre 4 e 6 de dezembro de 2017 na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais. Os artigos ora publicados foram apresentados e discutidos no Grupo de Trabalho Insurgências: movimentos em rede e cyber resistências. Aqui debatemos os imensos desafios trazidos pela era virtual, sob a óptica das relações de poder, tanto em relação ao surgimento de uma nova ordem biopolítica e de vigilância, quanto às possibilidades de resistência na internet enquanto estratégias de insurgência no estado de exceção contemporâneo. Se por um lado, o mundo assistiu perplexo ao incremento das técnicas de controle por parte dos poderes constituídos, os movimentos de resistência nunca se furtaram, em contrapartida, a contestar o status quo, o que forjou os atuais movimentos em rede e a chamada cyber resistência. Do big data à governamentalidade algorítmica, passando também pelo ativismo digital e pelos movimentos em rede, o presente livro pretende contribuir para a melhor compreensão das atuais dinâmicas das relações de poder.

Andityas Soares de Moura Costa Matos
Bruno Morais Avelar Lima

Sobre os(as) autores(as)

Andityas Soares de Moura Costa Matos é Graduado em Direito, Mestre em Filosofia do Direito, Doutor em Direito e Justiça, todos pela Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Pós-Doutor em Filosofia do Direito pela Universitat de Barcelona (Catalunya), com bolsa da CAPES. Doutor em Filosofia pela Univeridade de Coimbra. Professor Associado de Filosofia do Direito e disciplinas afins na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Professor Visitante na Facultat de Dret de la Universitat de Barcelona entre 2015 e 2016. Professor Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT/UFMG entre 2017 e 2018.
E-mails: vergiliopublius@hotmail.com e andityas@ufmg.br

Bruno Morais Avelar Lima é Graduado em Direito e Mestre em Filosofia do Direto, ambos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde hoje é Doutorando na mesma área. Foi bolsista da CAPES no Mestrado.
E-mail: bmorais1950@hotmail.com

LIVROS RELACIONADOS

  • Facebook
  • Twitter
  • White Instagram Icon

Initia Via Editora Ltda. ©2011-2020 

CNPJ 13.676.025/0001-51