• Facebook
  • Twitter
  • White Instagram Icon

CNPJ 13.676.025/0001-51

Initia Via Editora Ltda. ©2011-2020 

O estado de exceção entre a vida e o direito

O estado de exceção entre a vida e o direito

Andityas Soares de Moura Costa Matos & Ana Suelen Tossige Gomes (org.)

1ª edição, Belo Horizonte: Initia Via, 2019.

ISBN edição digital: 978-85-9547-050-7.

Apoio:

Descrição

O presente volume compõe a série de livros Desobediências e democracias radicais: a potência comum dos direitos que vêm, contendo textos de pesquisadoras e pesquisadores que participaram do II Seminário Internacional do grupo de pesquisa "O estado de exceção no Brasil contemporâneo" (2017). Os artigos ora publicados foram debatidos no Grupo de Trabalho O estado de exceção, e abrange visões críticas múltiplas sobre o tema, perpassando desde abordagens empíricas acerca de situações excepcionais que ocorrem contemporaneamente no Brasil, na América Latina e globalmente, até perspectivas teóricas e leituras transdisciplinares. Encontramos aqui textos que abordam o estado de exceção segundo a perspectiva decisionista da soberania, assim como outros que mostram toda crueza e violência de um estado de exceção desejado, mantido de forma perene pelo direito e pela política institucionalizada, seja por meio de decisões judiciais, de normas e de atos com força-de-lei, seja mediante dispositivos tecnológicos pelos quais operam o bio e o necropoder. Vemos também nesta coletânea leituras que, usando a literatura, o cinema e a filosofia, buscam - ainda que no sentido de uma "fraca força" - formas de ruptura com o modus operandi da exceção, acenando para um pensamento crítico capaz de se reinventar e de criar, em sua própria potência, outras formas de resistir, de destituir, de desinstituir... Um pensamento capaz de produzir, como diria Walter Benjamin, verdadeiras exceções.

Ana Suelen Tossige Gomes
Andityas Soares de Moura Costa Matos

Sobre os(as) autores(as)

Andityas Soares de Moura Costa Matos é Graduado em Direito, Mestre em Filosofia do Direito, Doutor em Direito e Justiça, todos pela Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Pós-Doutor em Filosofia do Direito pela Universitat de Barcelona (Catalunya), com bolsa da CAPES. Doutor em Filosofia pela Univeridade de Coimbra. Professor Associado de Filosofia do Direito e disciplinas afins na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Professor Visitante na Facultat de Dret de la Universitat de Barcelona entre 2015 e 2016. Professor Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT/UFMG entre 2017 e 2018.
E-mails: vergiliopublius@hotmail.com e andityas@ufmg.br

Ana Suelen Tossige Gomes é Graduada em Direito e Mestra em Direito e Justiça pela Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Doutoranda em Direito e Justiça pela mesma instituição, com período de Doutorado-Sanduíche na Scuola Normale Superiore di Pisa (Itália) sob a coorientação do Prof. Dr. Roberto Esposito, com bolsa da CAPES. Atuou como Professora Bolsista IEAT no Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito da UFMG. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa O estado de exceção no Brasil contemporâneo: para uma releitura crítica do argumento de emergência no cenário político-jurídico nacional, também na UFMG. Na sua pesquisa, se dedica a uma leitura genealógica do direito moderno, perpassando temas como estado de exceção, violência, biopolítica e propriedade.
E-mail: anatossige@gmail.com

LIVROS RELACIONADOS