Nunca reverenciar

Nunca reverenciar

Reflexões marginais sobre desobediência civil

Andityas Soares de Moura Costa Matos & Ramon Mapa da Silva (org.)

1ª edição, Belo Horizonte: Initia Via, 2019.

ISBN edição digital: 978-85-9547-048-4.

Apoio:

Descrição

O presente volume compõe a série de livros Desobediências e democracias radicais: a potência comum dos direitos que vêm, contendo textos de pesquisadoras e pesquisadores que participaram do II Seminário Internacional do grupo de pesquisa "O estado de exceção no Brasil contemporâneo" (2017). Os artigos ora publicados foram debatidos no Grupo de Trabalho Desobediência civil, que se propôs a tratar do fenômeno da desobediência civil em seus mais variados aspectos. Dentro dessa proposta há uma radicalização do tema da desobediência, com o resgate de seu significado na construção do éthos moderno e da nossa própria noção de Ocidente, bem como da práxis e das estratégias de desobediência civil em contextos revolucionários ou não, levando a discussões sobre a forma política e as possibilidades de resistência em nossa era de opressões variadas. Assim, este livro reúne tanto uma arqueologia da desobediência quanto uma sua prospectiva. Tanto uma ontologia quanto uma ético do NÃO, da luta e da resistência, tão fundamentais para os dias de hoje.

Andityas Soares de Moura Costa Matos
Ramon Mapa da Silva

Sobre os(as) autores(as)

Andityas Soares de Moura Costa Matos é Graduado em Direito, Mestre em Filosofia do Direito, Doutor em Direito e Justiça, todos pela Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Pós-Doutor em Filosofia do Direito pela Universitat de Barcelona (Catalunya), com bolsa da CAPES. Doutor em Filosofia pela Univeridade de Coimbra. Professor Associado de Filosofia do Direito e disciplinas afins na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Professor Visitante na Facultat de Dret de la Universitat de Barcelona entre 2015 e 2016. Professor Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT/UFMG entre 2017 e 2018.
E-mails: vergiliopublius@hotmail.com e andityas@ufmg.br

Ramon Mapa da Silva é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Doutor em Direito e Justiça pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também é Professor de Ciência política e Teoria Geral do Estado e de Filosofia do Direito na Universidade Presidente Antônio Carlos em Itabirito.
E-mail: ramonmapasilva@gmail.com

LIVROS RELACIONADOS

  • Facebook
  • Twitter
  • White Instagram Icon

CNPJ 13.676.025/0001-51

Initia Via Editora Ltda. ©2011-2020