top of page

Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: perspectivas multidisciplinares


O livro “Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: perspectivas multidisciplinares” é resultado dos encontros e debates promovidos durante o II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, realizado em sua primeira edição internacional, em outubro de 2016 na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Organizado por Marcelo Maciel Ramos, Pedro Augusto Gravatá Nicoli e Gabriela Campos Alkmin, congrega saberes que vão da sociologia ao direito, da economia à política, da psicologia à educação se reúnem em torno de um pensar propositivo e crítico das teorias e vivências de direitos humanos para mulheres e pessoas LGBT.


Este livro apresenta questões de gênero e sexualidade a partir de diferentes recortes e perspectivas por um rico leque temático verdadeiramente multidisciplinar.


Dividida em quatro partes, a obra começa tratando dos desafios contemporâneos da comunidade LGBT que envolvem cidadania, liberdade de expressão e outras liberdades bem como as implicações na saúde pública e individual.


A segunda parte traz olhares sobre divisão do trabalho, desigualdade social e discriminação; fala dos fundamentos sexistas da regulação do trabalho passando também pela falta de atenção jurídica do cuidado.


A terceira parte, sobre política e economia, busca estabelecer o papel do Direito na proteção da liberdade sexual e seus reflexos em tempos de crise política e também econômica.


Já na quarta parte, que trata de gênero de direitos sexuais reprodutivos, traz um importante questionamento a respeito da chamada “ideologia de gênero” como forma de inviabilizar direitos; fala sobre os direitos das mulheres sobre seus corpos e termina por jogar luz no tema da prostituição sem o caráter moralizante ou romantizado a respeito do tema. 


Você encontra "Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: perspectivas multidisciplinares" aqui: https://amzn.to/2KymwhQ




Esta obra é uma continuação de “Gênero, Sexualidade e Direito: uma introdução” que, ainda que uma leitura independente, lhe é complementar e tem o propósito de apresentar didaticamente as categorias básicas que perpassam os estudos de gênero e sexualidade e também se destina ao público em geral. 


Sobre “Gênero, Sexualidade e Direito: uma introdução” saiba mais aqui: https://www.initiavia.com/post/genero-sexualidade-e-direito-uma-introdu%C3%A7ao



bottom of page