top of page

"Houve Mão Mais Poderosa?"


A formação de um Brasil como Estado Independente e sua unidade como nação vai muito além de um brado retumbante num sete de setembro. Na obra “Houve Mão Mais Poderosa: soberania e modernidade na Independência do Brasil”, David Gomes traz questionamentos sobre as peculiaridades do movimento de Independência do Brasil, que vão muito além das narrativas históricas mais comumente apresentadas.

Por mais estudada que tenha sido, a Independência está longe de ser um assunto encerrado pois, ao longo da história, outros olhares foram lançados sobre este momento histórico - e é sobre eles que o autor vem tratar.


“Se for verdade que a Independência representou um lócus importante em torno do qual pôde girar a formação da unidade chamada Brasil, isso aconteceu de maneira gradativa, por sucessivas revisitações, simbólicas e práticas, daquele ato tomado como fundação. Contemporaneamente a ele mesmo, porém, tal ato representou apenas um ato dentre outros, uma pretensão declarada entre outras. Com sua devida importância, é verdade, mas junto a e diante de outros atos e outras pretensões que, sincronicamente, não é possível afirmar que fossem menos relevantes para o resultado futuro daqueles embates intra e intercontinentais.”(David Gomes)

É destes outros atos e pretensões sincrônicos que o autor busca um sentido mais amplo, pautando-se pela legitimidade da política e do direito da Independência, bem como pela formação da identidade nacional e da soberania.



“...uma contribuição rica e extremamente relevante para a reflexão acerca do que nos constitui como sociedade política, sobre o pano de fundo de diferentes narrativas da história do Brasil...” e da exigência, que do ponto de vista de uma filosofia crítica da história se coloca, de desconstrução de seus pressupostos hermenêuticos, a se impor, aqui e agora, como desafio permanente, também nosso, a cada nova geração” (Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, Prefácio)


Para saber mais, acesse: https://amzn.to/2lruEqs




bottom of page